Nossa História

 

Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFRAN)

 

Geograficamente o Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFRAN), situa-se na Avenida 07, Quadra 06, Casa 04, Conjunto Maiobão, município de Paço do Lumiar, estado do Maranhão. Há trinta e dois anos esta Instituição de Ensino presta serviços educacionais gerando emprego e contribuindo para melhoria e qualidade de vida de sua população. Na gênesis de sua história é necessário destacar a implantação do Jardim de Infância Corujinha fundado em 4 de outubro de 1982, recebeu este nome por um anseio filosófico de seus proprietários de assumirem um compromisso com o desenvolvimento das habilidades críticas e reflexivas das crianças para no seu processo de formação terem condições de interpretarem, entenderem e construírem a sociedade e o mundo. Embora saibamos que a Coruja é uma ave que simboliza a sabedoria, não poderíamos deixar de considerar como um emblema de grande significado filosófico. O Jardim de Infância Corujinha iniciou suas atividades curriculares com 10 alunos e no decorrer do trabalho educativo, concluiu o 1º. ano letivo com 100 alunos matriculados, distribuídos por períodos respeitando a realidade cronológica, social e psicológica.

Com dois anos de funcionamento os diretores deram entrada na Inspeção Escolar com o pedido de autorização conforme resolução 0082/2000 CEE para implantação de novos cursos; fundamental e médio, cujo nome de identificação é Centro Educacional São Francisco de Assis, nome inspirado no exemplo de vida de São Francisco de Assis, aurato da paz universal, expressão de humildade, amor aos homens e a natureza.


O Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFRAN), tem como entidade mantenedora a firma I. COQUEIRO SILVA, individual de rede privada cujo CNPJ nº. 12.128.559/0001-80 e suas anuidades são pagas por parcelas mensais conforme estabelece o contrato de matrícula. Apóia-se na Lei 9.394/96, nos decretos, resoluções e pareceres estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual de Educação do Maranhão e seu Regime Interno. Tendo também os fins e princípios baseados na Educação Nacional. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Art. 2º Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996).


Em 1986 foi construído um novo prédio cujas instalações físicas são constituídas de 25 salas de aulas, obedecendo aos padrões de qualidade exigidos pela Resolução nº. 0082/2000 CEE, dois pátios, uma coordenadoria, diretoria pedagógica, diretoria administrativa financeira, um departamento de informática, uma secretaria, uma tesouraria, um almoxarifado, uma cantina, uma videoteca, uma brinquedoteca, um auditório, sala de professores, 6 bateria de banheiros cada um com 4 cabines, 3 salas de multimidias, auditório, uma biblioteca e quadra de esporte para atendimento à comunidade, um espaço construído para acolher 1.000 alunos distribuídos nas modalidades de ensino da educação básica.

Os alunos matriculados no Centro Educacional São Francisco de Assis são oriundos da classe média, onde grande maioria reside em Paço do Lumiar. Para o ingresso dos alunos para o fundamental e médio submetem-se a um processo seletivo tendo provas de Língua Portuguesa, Matemática e uma entrevista.